domingo, 21 de abril de 2024

Nos pênaltis, Diamante vence o Atlético do Gueto e conquista o Campeonato Cururupuense de Beach Soccer Feminino

O Diamante campeão do campeonato cururupuense de beach soccer, após um empate sem gols no tempo regulamentar, o Diamante venceu o Atlético do Gueto nos pênaltis e levantou o troféu.  

A final foi bastante emocionante e os torcedores estavam vibrando desde o primeiro minuto de bola rolando em campo, As grandes penalidades foram com emoções a todo instante. 

O chefe de Gabinete, Alcivan Abreu , Secretário de Esporte, Eronildo Mafra, Secretária de Assistência Social, Maria de Nazaré Marques "Cotê", Coordenador de turismo, Marcelo Oliveira, participaram da cerimônia de premiação do Campeonato cururupuense de beach soccer Feminino.

Organização do Campeonato Prefeitura Municipal de Cururupu e Secretaria de Esporte e Juventude.

A equipe Campeã levou uma Premiação em dinheiro de 4.500,00












sábado, 20 de abril de 2024

Grande final do Campeonato Cururupuense de Beach Soccer Feminino

Acontece neste Sábado (20), a grande final do Campeonato Cururupuense de Beach Soccer Feminino entre a equipe Atlético do Gueto contra a equipe Diamante. Tudo começa às 18h com disputa do 3° Lugar entre às equipes Meninas Sonhadoras X Donas da Bola.

Essa duas partidas decisiva vai acontecer na Arena do Guarani

Prefeitura Municipal de Cururupu e Secretaria de Esporte Juventude.

Junte a galera, faça sua aposta e cruze os dedos. Estamos te esperando!
Disputa do 3°lugar










terça-feira, 16 de abril de 2024

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora de Justiça quilombola do Brasil

Karoline Bezerra Maia tornou-se a primeira promotora de Justiça quilombola da história do Brasil, ao tomar posse no Ministério Público do Pará. Segundo informações do site da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Maia é da comunidade quilombola de Jutaí, no município de Monção, no Maranhão.

“Foi um momento de êxtase, transbordava de felicidade, satisfação e realização não apenas pessoal, mas de toda a minha família, dos meus pais, que não estão mais presentes fisicamente, de toda a minha ancestralidade”, disse Karoline à ANPR. “Quais os meus planos? Entrar em exercício na comarca e exercer a função com excelência para que sejam garantidos os direitos sociais, em especial da população quilombola, indígena e tradicionais”, continua.

A mais nova de seis irmãos, Karoline é filha de pais analfabetos e a primeira da família a concluir o ensino superior. Conciliou o trabalho em um escritório de advocacia com os estudos e o concurso preparatório para concurso público, do Projeto Identidade da ANPR, pelo qual recebeu uma bolsa de R$ 2,5 mil durante seis meses.

“O orgulho que a gente sente é imenso por este momento. Pelo menos uma pessoa de nossa família, uma família de pretos, uma família de quilombolas. Posso até dizer que meu pai chegou a ser escravo, porque trabalhou desde os sete anos de idade. Isso impactou muito nossas vidas. E quando a gente vê que pelo menos uma pessoa conseguiu se sobressair a gente não tem palavras para resumir nossos sentimentos”, contou a irmã de Karoline, Joana, ao site da ANPR.

segunda-feira, 8 de abril de 2024

BOMBA: Município de Serrano do Maranhão é investigado pelo MPF por indícios de fraudes na EJA

O município de Serrano do Maranhão, atualmente adiministrado pela Prefeita Val Cunha que é esposa do deputado estadual Cláudio Cunha, está sendo investigada pelo Ministério Público Federal (MPF), por suposta fraude na educação. O MPF determinou a preparação de uma Ação Civil Pública contra a administração municipal.

O procurador-geral da República, Juraci Guimarães Júnior, instaurou um Inquérito Civil para investigar possíveis irregularidades no Censo Escolar do município de Serrano do Maranhão. O foco da investigação é a autenticidade dos dados reportados sobre o contingente de estudantes inscritos no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A decisão de proceder com o inquérito foi baseada em indícios de superestimação de dados inseridos no censo de 2022, pela Prefeitura de Serrano do Maranhão, com o equivalente de que 17% da população está matriculada no EJA, quando a média nacional é de 1%.

O MPF prossegue na apuração dos envolvidos nas supostas infrações.

Investigação

Uma fiscalização do Tribunal de Contas do Maranhão (TCE/MA) relevou um suposto esquema fraudulento com a insuflação no número de alunos matriculados em tempo integral no Censo escolar 2022, sendo muito superior à realidade de vários municípios maranhenses.

Segundo o TCE/MA, os valores dos repasses do Fundeb foram superiores aos valores efetivamente devidos, quando considerado o número real de alunos em tempo integral. Alguns municípios tiveram um aumento de mais de 20% nas receitas do Fundeb em razão dos números inflados de matrículas em tempo integral, prestados no Censo de 2022.

Portaria MPF 

sábado, 6 de abril de 2024

O prefeito do povo , Aldo Lopes , entrega à população cururupuense mais duas obras! Agora na comunidade de Aquiles Lisboa

Na manhã de Sexta-feira (05/03), duas obras foram entregues a comunidade de Aquiles Lisboa.

O Prefeito Aldo Lopes entregou ao lado do vice Prefeito Gustavo Pestana e do Secretário de Educação João carlos Braga, a Unidade Básica de Saúde e a U.I. Júlio Sousa. 

Em um único dia o Prefeito entregou duas obras, escola transformada,como nunca antes na nossa história política recente de Cururupu. 

15 escolas reformadas/construídas ao longo da Administração Compromisso e Trabalho. Mais um marco para a Gestão. 

Em um dia histórico para os moradores de Aquiles Lisboa.

A solenidade contou com a presença do prefeito Aldo Lopes, primeira-dama Regiane Lopes, Secretário Municipal de Saúde Gustavo Pestana e o secretário municipal de educação, João Carlos Braga, moradores da região, dos vereadores, Josean Almeida, Aldo Ferraz, Dr. Chico, Marcos Soares, Antônio Filho, Pinto Adaido Borges e secretários municipais. 

quarta-feira, 3 de abril de 2024

A advogada Luciane Craveiro e o auditor Welliton Resende requereram registro de suas candidaturas a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão

O processo de escolha dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) é, sem sombra de dúvidas, um processo questionável. Regulado por um decreto legislativo jurássico, de 1990, o sistema facilita a entrada de pessoas sem a devida qualificação para o cargo, comprometendo a qualidade da gestão pública e a seriedade da instituição.
Para ser conselheiro do TCE-MA, o candidato precisa ter entre 35 e 65 anos, idoneidade moral e reputação ilibada, além de conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e de administração pública. No entanto, o problema reside na falta de rigor na avaliação dos candidatos.
Um decreto legislativo arcaico, ainda do governo Ivar Saldanha, determina que apenas candidatos com assinaturas de no mínimo 14 deputados estaduais podem se registrar e participar da sabatina. Essa exigência se mostra inconstitucional e antidemocrática, pois limita o direito de qualquer cidadão de se candidatar ao cargo, favorecendo o nepotismo e o tráfico de influência. A fragilidade do sistema permite que sejam escolhidas pessoas sem qualificação técnica para o cargo, em detrimento de candidatos mais qualificados.
Diante da omissão do Poder Judiciário do Maranhão, que se recusa a barrar essa farsa, a única esperança de mudança reside na mobilização da sociedade civil. É necessário provocar os deputados estaduais para que mencionado decreto seja revogado e por consequência exijam um processo de seleção mais transparente e rigoroso para os conselheiros do TCE-MA.
Medidas para melhorar o processo:
• Revogação do decreto que exige assinaturas de deputados para candidatura;
• Criação de uma comissão de seleção composta por especialistas de diversas áreas;
• Realização de provas e entrevistas públicas para avaliar os candidatos;
• Maior transparência em todo o processo de seleção.
A escolha dos conselheiros do TCE-MA é um assunto de extrema importância para o futuro do Maranhão.

Prefeito Aldo Lopes recebe nova ambulância das mãos do governador Carlos Brandão, em agenda na Capital

Em agenda oficial na Capital São Luís, o prefeito Aldo Lopes recebeu das mãos do governador Carlos Brandão uma ambulância novinh...