segunda-feira, 21 de julho de 2025

Prefeito Aldo Lopes recebe nova ambulância das mãos do governador Carlos Brandão, em agenda na Capital

Em agenda oficial na Capital São Luís, o prefeito Aldo Lopes recebeu das mãos do governador Carlos Brandão uma ambulância novinha que irá reforçar os serviços de saúde do município. A entrega representa mais um avanço nas conquistas da gestão municipal em parceria com o Governo do Estado.

Ao lado do vice-prefeito Gustavo Pestana, o prefeito Aldo Lopes destacou a relevância do investimento:
"Estamos muito felizes com essa importante conquista para a saúde do nosso município. Essa ambulância vai garantir mais agilidade no atendimento e oferecer melhores condições de transporte para quem mais precisa. Agradecemos ao governador Carlos Brandão por mais esse apoio à nossa cidade."

A nova ambulância será incorporada à frota da saúde municipal e contribuirá para melhorar o atendimento, especialmente nos casos de urgência e emergência, garantindo mais segurança e eficiência no transporte de pacientes.

A conquista reafirma o compromisso da atual gestão com a melhoria contínua da saúde pública e o bem-estar dos cidadãos.

terça-feira, 8 de julho de 2025

Indicação do vereador Bruno Sena contribui para chegada do Caminhão da Caixa a Cururupu

Indicação do vereador Bruno Sena contribui para chegada do Caminhão da Caixa a Cururupu

O município de Cururupu passou a contar, desde o dia 7 de julho, com os serviços itinerantes do Caminhão da Caixa Econômica Federal. A ação, que segue até o dia 18 de julho, tem facilitado o acesso da população a diversos serviços bancários, como abertura de contas, regularização de benefícios e atendimento ao público em geral.

A vinda do caminhão é resultado de um trabalho conjunto, iniciado ainda no mês de maio. No dia 29 de maio, o vereador Bruno Sena apresentou na Câmara Municipal uma indicação formal solicitando ao Executivo Municipal a articulação para trazer a unidade móvel da Caixa ao município, como alternativa temporária à ausência de uma agência fixa no município.

A solicitação foi acolhida pela gestão do prefeito Aldo Lopes, que viabilizou a logística para receber o caminhão da Caixa, reafirmando o compromisso da administração com a ampliação dos serviços públicos para a população cururupuense.

Bruno Sena destacou a importância da ação:
“Ainda que a instalação de uma agência definitiva siga como uma necessidade para Cururupu, a presença do caminhão da Caixa já representa um grande avanço. Fico feliz por ter contribuído com essa conquista por meio da nossa indicação, e agradeço ao prefeito Aldo Lopes por atender prontamente essa demanda. Seguimos trabalhando em sintonia pelo bem do nosso povo.”

O caminhão está instalado em local estratégico e deve atender centenas de pessoas até o próximo dia 18 de julho.

segunda-feira, 26 de maio de 2025

PREFEITURA DE CEDRAL DIVULGA PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO ANIVERSÁRIO DE 61 ANOS DO MUNICÍPIO.

A Prefeitura Municipal de Cedral divulgou na tarde desta segunda-feira (26), a programação do Aniversário de 61 anos de emancipação política do Município de Cedral. 

Entre as atração, foi anunciado Carabao, o furioso do Marajó.

sábado, 24 de maio de 2025

Rodrigues & Diniz Advocacia realiza atendimento na cidade de Cururupu-MA

Atendendo ao gentil convite dos senhores João e Douglas Costa, o escritório Rodrigues & Diniz Advocacia esteve presente na cidade de Cururupu-MA para oferecer esclarecimentos e orientações jurídicas à população local.

A ação teve como objetivo levar informação de qualidade e sanar dúvidas dos interessados nas áreas Previdenciária, Trabalhista, Criminal e de Família, reafirmando o compromisso do nosso escritório com a democratização do acesso à Justiça e à informação jurídica.

Estiveram presentes representando nosso escritório os advogados Dr. Marcelo Reis, Alexandre Araújo e Jodson Diniz, que colocaram seu conhecimento e experiência à disposição da comunidade de Cururupu, prestando um atendimento próximo, ético e transparente.

Agradeceram imensamente a acolhida da cidade de Cururupu e, em especial, aos senhores João e Douglas Costa pela confiança e pela oportunidade de estreitar laços com a comunidade local. Seguimos firmes no propósito de levar conhecimento jurídico a quem precisa.

terça-feira, 6 de maio de 2025

A Prefeitura de Mirinzal, por meio da Secretaria de Saúde, realiza no próximo sábado, dia 10, o Dia D de Vacinação contra a Influenza.

A Prefeitura de Mirinzal, por meio da Secretaria de Saúde, realiza no próximo sábado, dia 10, o Dia D de Vacinação contra a Influenza. A mobilização acontecerá das 8h às 16h, em todas as unidades de saúde do município.

O objetivo da campanha é ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção dos grupos prioritários, especialmente crianças e idosos, contra as formas mais graves da gripe, que costumam afetar com mais intensidade os públicos mais vulneráveis.

Quem pode se vacinar contra a gripe?
A vacina contra a influenza é destinada exclusivamente aos grupos prioritários, conforme orientação do Ministério da Saúde. Tanto no Dia D quanto na vacinação de rotina, o imunizante estará disponível para os seguintes públicos:
 
Público Alvo:
Idosos 60+
Crianças de 6 meses a 5 anos de idade 


A Secretaria reforça a importância da vacinação como medida eficaz para evitar complicações e internações causadas pela gripe. Compareça à unidade de saúde mais próxima e proteja-se!

domingo, 20 de abril de 2025

Homem mata mulher de 29 anos em Serrano com pauladas de "mão de pilão" e dezenas de facadas

Um crime brutal chocou moradores de Serrano do Maranhão, no início da manhã deste domingo (20). O crime aconteceu por volta das 04hs da manhã, quando uma jovem de 29 anos, identificada como Ivaldina dos Santos Abreu foi agredida a pauladas com "mão de pilão" e em seguida assassinada de forma cruel com diversas vacadas no Bairro Santo Antônio, em Serrano do Maranhão. A jovem era natural do município de Serrano. 

 
O suspeito do crime, que já foi preso e transferido para Cururupu, confessou o assassinato, ele foi identificado como sendo Moisés Braga Lopes. Contra ele, havia inclusive um mandato de prisão em aberto desde 2023, oriundo do município de Carutapera, no Maranhão. 
 
Conforme apuramos, uma guarnição da Polícia Militar foi informada sobre um homicídio no bairro Santo Antônio, se deslocando imediatamente ao local, ao chegar, houve a constatação, a vítima Ivaldina dos Santos Abreu já estava sem vida, com múltiplas perfurações de arma branca (faca). O instrumento do crime foi localizado a aproximadamente 20 metros do corpo.
PRISÃO DO ACUSADO
Após informações de que o suspeito após cometer o crime estaria dormindo em uma residência próxima, a guarnição se dirigiu até o local e efetuou sua abordagem. O acusado admitiu o crime e narrou os seguintes fatos:

Na madrugada, ele e a vítima estavam em uma casa de forno consumindo entorpecentes e álcool.

Por volta das 04:00h, a vítima foi até a residência do acusado, ameaçando matar sua mãe.

MOTIVAÇÃO
Segundo o acusado, o crime ocorreu devido a:

Relacionamentos amorosos da vítima com ele, seu pai e um de seus irmãos.

Ameaças prévias da vítima contra sua mãe.

Após a confissão, o acusado foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia de Cururupu, onde foi apresentado sem lesões, mas algemado por risco de fuga. Ele se encontra a disposição da justiça para as medidas legais cabíveis, incluindo autuação e representação pela prisão preventiva.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Prefeitura de Serrano tem recurso bloqueado pela Justiça Federal por inserção de dados falsos de alunos

O município de Serrano do Maranhão, teve os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), bloqueados após ações civis públicas propostas pelo Ministério Público Federal (MPF), além de Serrano, outros nove municípios maranhenses tiveram bloqueio, cujo valor total foi de R$ 134 milhões nos valores recebidos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), ao longo do ano de 2024. Nas ações, propostas na Justiça Federal, os municípios são acusados de terem inserido dados falsos majorados no Censo Escolar, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), para ampliar o recebimento de recursos federais do Fundeb.

Os municípios que tiveram valores bloqueados por decisão da Justiça Federal no Maranhão além de Serrano do Maranhão foram: São Bernardo, Santa Quitéria, Zé Doca, Maranhãozinho, Igarapé do Meio, Pio XII, Bacuri, Satubinha e Altamira do Maranhão.

Segundo o procurador regional da República Juraci Guimarães, coordenador das investigações, “a partir da constatação que esses municípios estavam recebendo irregularmente recursos do Fundeb, ao incluir alunos fantasmas do EJA no sistema do Censo Escolar, foi necessário bloquear judicialmente esses valores para que não fossem desviados para fins ilícitos”.

Com fundamento em análise de critérios de risco estabelecidos pela Controladoria-Geral da União (CGU), o MPF requereu ao Tribunal de Contas do Estado Maranhão (TCE-MA) a realização de auditorias em mais 23 municípios com indícios de fraude ao Censo Escolar. Foram eles: Matões do Norte, Milagres do Maranhão, Pastos Bons, Água Doce do Maranhão, Aldeias Altas, Centro do Guilherme, Carolina, Santana do Maranhão, Afonso Cunha, Amapá do Maranhão, Magalhães de Almeida, Araguanã, Cândido Mendes, São Francisco do Maranhão, Lajeado Novo, Paulo Ramos, Pedro do Rosario, Coelho Neto, Brejo, Turilândia, Araioses, Chapadinha e Cantanhede.

Também foi determinado pelo MPF a instauração de inquéritos policiais para apurar os responsáveis pelos crimes praticados. Os inquéritos resultaram no cumprimento, pela Polícia Federal, de medidas cautelares de prisão de agentes públicos, busca e apreensão e bloqueio de recursos de empresas, por meio de operações realizadas nos municípios de Santa Quitéria, São Bernardo e Serrano do Maranhão.

Dados corrigidos - As investigações realizadas pelo MPF ainda resultaram na correção dos números de alunos matriculados no EJA em praticamente todos os municípios maranhenses no Censo Escolar de 2024. Em comparação a 2023, houve queda de 31% nas matrículas, sendo que, nos 10 municípios que foram alvos de ações do MPF, a queda foi de 50%.

Em relação ao dinheiro bloqueado, R$ 3 milhões já foi devolvido ao Fundeb no primeiro acordo homologado judicialmente entre o MPF, o município de Serrano do Maranhão, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sem prejuízo da responsabilidade criminal e improbidade administrativa dos envolvidos. Propostas de devolução de mais dois municípios investigados estão em fase de análise.

Para Juraci Guimarães, “a EJA é fundamental para diminuir a taxa de analfabetismo de jovens e adultos que, infelizmente, não tiveram a oportunidade de realizar o ensino regular, principalmente, em estados como o Maranhão. Contudo, o Censo Escolar, a mais importante ferramenta para subsidiar as políticas públicas de educação no Brasil, não pode ser objeto de fraude para o desvio de recursos públicos, devendo o Ministério Público Federal e demais órgãos do sistema de justiça adotarem todas as medidas legais para proteger o patrimônio público e punir os responsáveis”, concluiu.

Prefeito Aldo Lopes recebe nova ambulância das mãos do governador Carlos Brandão, em agenda na Capital

Em agenda oficial na Capital São Luís, o prefeito Aldo Lopes recebeu das mãos do governador Carlos Brandão uma ambulância novinh...