quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Maracujatiua Recebe Médica Para Fortalecer Equipe De Saúde Da Família

Nesta quinta-feira (31), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), representada pelo secretário de Saúde, Kenner Pestana, a coordenadora da Atenção Básica, Bruna Miranda, e a enfermeira da Unidade Básica de Saúde de Maracujatiua, Bruna Reis, deu as boas-vindas à nova médica da comunidade, Dra. Lara Hermida.

A nova integrante do Programa Mais Médicos, Dra. Lara chega para compor a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Maracujatiua, reforçando o compromisso de continuidade e qualidade no atendimento à população local.

A expectativa é que a nova integrante contribua para o desenvolvimento de um trabalho de excelência, fortalecendo a atenção básica na região. O fortalecimento e a ampliação dos serviços de Atenção Primária à Saúde, por meio da Estratégia de Saúde da Família e do Programa Mais Médicos tem sido eficaz na ampliação e melhoria na prestação do serviço de saúde no município de Cururupu.

terça-feira, 29 de outubro de 2024

TRE/MA acata recursos e valida vitória de Zé Martins em Bequimão.

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), em sessão realizada na tarde desta terça-feira (29), modificou decisão do Juízo de primeiro grau e deferiu o registro de candidatura de Zé Martins (MDB), da coligação “Pra Bequimão Seguir em Frente”, ao cargo de prefeito do município de Bequimão, na Baixada Maranhense.

A decisão foi tomada de forma unânime e foi resultado de três recursos interpostos pela defesa do emedebista.

Mesmo tendo obtido maioria dos votos no último dia 06 – 52,76% – Zé Martins, que já comandou a cidade em outra oportunidade, teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça e, por este motivo, concorreu sub judice.

Após ser provocado pela coligação Juntos Pela Renovação, do candidato Dico da Farmácia (PSB), segundo colocado com 47,24%, o Ministério Público Eleitoral opinou pelo indeferimento do projeto do emedebista, parecer que foi admitido pela Juízo de primeiro grau.

O argumento era de que o candidato é irmão socioafetivo do atual prefeito, João Batista Martins, e, por este motivo, sua ascensão à Prefeitura configuraria um terceiro mandato para membro de um mesmo núcleo familiar.

Os magistrados do TRE/MA acataram a tese da não inelegibilidade para, em seguida, determinar o deferimento do registro de candidatura, alterando a primeira sentença desfavorável e o próprio parecer do MPE.

Desta forma, a vitória nas urnas do emedebista foi validada.

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Rildo Amaral (PP) é eleito no 2° turno com 55,11% dos votos.

Rildo Amaral (PP) é eleito no 2° turno com 55,11% dos votos. 
derrotando Mariana Carvalho (Republicanos).

Rildo Amaral, do Partido Progressistas (PP), foi eleito prefeito de Imperatriz, a segunda maior cidade do Maranhão, neste domingo (27). O candidato venceu o segundo turno das eleições com 55,11% dos votos, para um mandato de quatro anos. Essa foi a primeira vez que a cidade de Imperatriz pôde ter segundo turno em uma eleição, pois alcançou a marca de 200 mil eleitores registrados na Justiça Eleitoral.

O resultado do 2º turno das eleições municipais 2024 em Imperatriz foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 93,44% das urnas apuradas, às 17h29. A apuração encerrou-se às 17h39, com 100% das urnas apuradas. No total, Rildo recebeu 81.942 votos e Mariana teve66.752. Por meio das redes sociais, Rildo Amaral afirmou que vai honrar cada voto recebido.

#Imperatriz #Maranhao #eleição2024 #notícias #blogdoalexandresilva 
@blog_do_alexandre.silva 
@rildoamaral11


sexta-feira, 25 de outubro de 2024

As Eleições de 2026 se aproxima e alguns nomes já surgiram para uma eventual disputa pelo governo do Estado do Maranhão.

As Eleições de 2026 se aproxima e alguns nomes já surgiram para uma eventual disputa pelo governo do Estado do Maranhão. 

Entre os nomes para sucessão do atual governador, Carlos Brandão (PSB), são eles: Felipe Camarão (PT) atual Vice-governador, Iracema Vale (PSB) presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. 

Em uma possível oposição ao Palácio dos Leões, Eduardo Braide (PSD) atual prefeito de São Luís e Lahesio Bonfim (Novo) que foi candidato a governador em 2020 e ex-prefeito de São Pedro dos Crentes.

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Bequimão pode começar ano sendo adiministrado por vereador.

A cidade de Bequimão, interior do Maranhão, pode iniciar o ano de 2025 sob a gestão do próximo presidente da Câmara Municipal, caso a candidatura de Zé Martins não seja definida a tempo. A situação ocorre em virtude do indeferimento da candidatura, que ainda está subjugada, ou seja, pendente de julgamento.

De acordo com o artigo 18, §2º e artigo 19 da Resolução TSE 23.677/2021, “na data da posse, sem que tenha sorte julgamento definitivo do processo do candidato, a carga de prefeito será exercida interinamente pelo presidente da Câmara Municipal, até que haja”.

Atualmente, os votos de Zé Martins estão contabilizados, mas não são considerados válidos. Se a decisão sobre sua candidatura ocorrer apenas em janeiro, o presidente do Legislativo será obrigado a assumir a administração.

Os próximos dias serão decisivos para a política local, enquanto a comunidade aguarda uma resolução sobre.

SOBRE O CASO

Após as eleições de outubro, a defesa do ex-prefeito de Bequimão, Zé Martins (MDB), protocolou um recurso solicitando à justiça Flor de Lys Amaral, que reforma a sentença que declarou sua inelegibilidade e indeferiu sua candidatura nas eleições

Zé Martins foi o candidato mais votado nas eleições de 6 de outubro, com 8.152 votos, superando o Dico da Farmácia (PSB), que obteve 7.298 votos. Porém, o resultado ainda não foi homologado, pois sua candidatura permanece sub judice devido ao indeferimento.

A inelegibilidade de Zé Martins foi baseada em alegações do Ministério Público Eleitoral (MPE) e da oposição, que o identificaram como irmão socioafetivo do atual prefeito, João Martins. A juíza aceitou essa argumentação, considerando que, embora sejam primos, ambos foram criados como filhos pelo ex-prefeito Juca Martins.

Para mais informações, acesse 

#bequimão #eleição2024 #informação

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Prefeito Aldo Lopes se reuniu com o Secretário de Saúde do Estado, Tiago Fernandes.

Na manhã desta quinta-feira, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes se reuniu com o secretário de Estado da Saúde,  Tiago Fernandes, em São Luís. O encontro teve como foco a reafirmação de parcerias para ampliar os serviços de atenção primária e melhorar o Serviço de Ponto Atendimento (SPA).

Aldo Lopes destacou a importância dessa iniciativas para fortalecer a saúde local,  enquanto tiago fernandes enfatizou o compromisso do governo estadual em apoiar os municípios.  As ações visam atender melhor a população cururupuense. 

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

BEQUIMÃO: Juíza determina que terá nova eleição no município de Bequimão.

A juíza da 111ª Zona Eleitoral de Bequimão (MA) determinou que novas eleições serão realizadas no município após a impugnação da candidatura de Zé Martins (MDB) ao cargo de prefeito nas eleições de 2024. A decisão foi tomada com base em alegações de inelegibilidade reflexa, devido à relação socioafetiva do candidato com o atual prefeito, João Batista Martins, seu irmão de criação.

O processo  foi movido pela Coligação Juntos Pela Renovação (PSB), que argumentou que a candidatura de Martins violava o artigo 14, §7º da Constituição Federal, que impede parentes consanguíneos ou por adoção de candidatos em jurisdição de um prefeito em exercício. Segundo as provas, Antônio José Martins foi criado como filho de João Batista Martins, desenvolvendo laços familiares que configuram inelegibilidade.

Testemunhas ouvidas reforçaram o vínculo familiar entre os dois, o que foi determinante para o parecer do Ministério Público Eleitoral, que ratificou a inelegibilidade do candidato. Diante das evidências apresentadas, a juíza decidiu pelo indeferimento da candidatura e pela realização de uma nova eleição.

Com a decisão da Justiça Eleitoral, Bequimão terá uma eleição suplementar, o que garante ao MDB, partido de Zé Martins, a oportunidade de indicar um novo candidato para a corrida à prefeitura. Além disso, outros partidos, além do PSB, que já lançou Dico da Farmácia, também poderão apresentar novos nomes para a disputa, ampliando as opções e redefinindo a dinâmica política no município.

Equatorial Energia: Alerta para a prevenção de acidentes com pipas na rede elétrica.

Alerta para a prevenção de acidentes com pipas na rede elétrica
Equatorial Maranhão informa que foram registradas 249 ocorrências de janeiro a maio deste ano no estado

A prática de empinar pipas aumenta em todo o estado com a proximidade das férias escolares, principalmente por causa dos ventos fortes e clima seco do período, fazendo com que crianças, adolescentes e adultos aproveitem para fazer esse tipo de atividade. Bastante popular entre os maranhenses, a brincadeira de soltar pipas, quando praticada em locais impróprios, pode trazer inúmeros riscos e, se realizada próximo da rede elétrica, pode ocasionar acidentes gravíssimos, além de prejudicar o fornecimento de energia da população em geral.

Quando uma pipa atinge a rede de energia, ela pode danificar a fiação elétrica, chegando, em alguns casos, a causar o rompimento de cabos e curtos-circuitos, podendo gerar falta de energia temporária na região e até situações mais graves. Um fator preocupante e que ainda é muito utilizado nas pipas é o chamado "cerol", material aplicado na linha, que contém raspas de vidro e pó metálico, além de colocar em risco a segurança da população, ele se torna um condutor de eletricidade. O uso do cerol é proibido pela Lei Estadual nº 11.344/2020, que veta a comercialização da substância constituída de vidro moído e cola.
Ao longo deste ano, a Equatorial Maranhão registrou diversas situações de risco envolvendo pipas em contato com a rede elétrica. De janeiro a maio de 2024, foram contabilizadas 249 ocorrências em todo o estado. No mesmo período de 2023, foram 255 ocorrências envolvendo pipas na rede elétrica.

Por isso, a Distribuidora orienta à população quanto aos riscos e reforça alguns cuidados importantes para ter mais segurança neste período do ano:

• Não deixe as crianças empinarem pipas perto da rede elétrica. O recomendado é estarem em locais descampados, como praias e campos;

• Se a pipa ficar presa na rede elétrica, jamais tente resgatá-la com varas ou de qualquer outra forma, pois isso representa risco de choque elétrico;

• Atenção à intensidade dos ventos, pois quanto mais fortes, maior a possibilidade da pipa ser lançada contra a rede elétrica;

• Não utilize cerol nas linhas das pipas, isso pode provocar acidentes graves.

O Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, explica o motivo e a necessidade de manter as pipas longe da rede elétrica. “Queremos que a brincadeira ocorra de forma segura, então recomendamos que crianças e adolescentes sempre soltem pipas supervisionados por adultos, que jamais usem fios metálicos ou papel laminado para confeccionar a pipa, pois eles são condutores de energia e podem causar choques fatais, que não soltem pipas próximos a rede elétrica e, se a pipa ficar presa nos fios, que nunca tentem retirá-la”, destacou.

As pipas que ficam enroscadas na rede elétrica podem provocar desgastes nos fios, além de levar a curtos-circuitos em dias úmidos. Se houver o contato, a pessoa pode levar uma descarga elétrica e sofrer um acidente fatal.
A Equatorial Maranhão reforça que, em caso de ocorrências envolvendo a rede elétrica, a orientação é que os clientes não se aproximem de fios e cabos, que não toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica e chamem o socorro por meio do SAMU (192) e Corpo de Bombeiros (193). Além disso, é importante ligar para a Equatorial Maranhão na Central 116 para que as equipes desliguem a rede elétrica, quando necessário.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Por Unanimidade TSE cassa três vereadores do PT de Cururupu, Dr. Henrique Chaves, Egnaldo Fonseca e Zito.

O TSE realizou sessão nesta quinta-feira, dia 17 de outubro e a corte votou pela cassação da chapa do PT de Cururupu eleita nas eleições de 2020.

O processo estava na relatoria da ministra Carmem Lúcia, mas como ela foi eleita presidente da corte eleitoral, o processo foi redistribuído e o ministro André Mendonça passou a ser o relator do processo.

E na manhã desta quinta-feira, dia 17, o relator, Ministro André Mendonça votou pela anulação dos votos da chapa, recontagem dos votos e perda dos respectivos mandatos dos vereadores do PT. Como Henrique Chaves, Zito e Egnaldo Fonseca.
A Câmara de vereadores de passará a ter três novos vereadores.

Com a votação a Tribunal Superior Eleitoral – TSE, considerou ilegitimidade da chapa do PT de Cururupu eleita nas eleições de 2020, votando por unanimidade pela anulação dos votos, recontagem dos votos e perda dos mandatos dos vereadores Dr. Henrique Chaves, Egnaldo Fonseca e Zito do Rumo.

A Justiça Eleitoral da comarca e do estado já tinham dado pareceres favoráveis, mas o TSE considerou ilegal o processo e votou pela cassação da chapa.
NOTA: Com a decisão do STE, o vereador Zito, NÃO PERDERÁ seu mandato que se iniciará em janeiro de 2025.

A decisão do TSE de hoje, dia 17 de outubro de 2024, não afeta o segundo mandato do vereador Zito, após as eleições de outubro de 2024, ou seja, o mandato continua intacto. Zito assumirá normalmente seu mandato em janeiro de 2025.


terça-feira, 15 de outubro de 2024

O prefeito eleito de Cedral, Danilo Morais, participou de uma importante reunião com o Secretário de Estado de Articulação Política, Rubens Pereira

Nesta terça-feira (15), o prefeito eleito de Cedral, Danilo Morais, participou de uma importante reunião com o Secretário de Estado de Articulação Política, Rubens Pereira, com objetivo de alinhar ações em prol do município de Cedral.

O prefeito eleito, se articula junto ao Governo do Estado do Maranhão em busca de ações para o município, antes de iniciar seu mandato a partir de janeiro de 2025.

A pauta em destaque foi alinhamento para devolver ações em favor do do município de Cedral, que é carente de diversas ações.

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Vereadora Beatriz comemora Dia das Crianças, com momentos de lazer especiais em Guimarães

Neste último fim de semana em que se comemorou o Dia das Crianças, a vereadora proporcionou a mais de 100 crianças da zona rural e sede, um momento de lazer com banho de piscina, lanches, distribuição de brinquedos e muita diversao. 
“Em algum lugar dentro de cada mulher forte, vive a alma da criança que nunca deixou de sonhar. Ela sempre soube que o mundo pertence a quem tem coragem de ser quem realmente é. A criança que você foi sabia o que o tempo tenta apagar: o mundo nao tem limite para quem se atreve a ser autêntica”, disse a vereadora, Beatriz Cunha.

Prefeito Aldo Lopes recebe nova ambulância das mãos do governador Carlos Brandão, em agenda na Capital

Em agenda oficial na Capital São Luís, o prefeito Aldo Lopes recebeu das mãos do governador Carlos Brandão uma ambulância novinh...